Você sabia que o Pilates pode contribuir na melhora da performance de um atleta?

Alguns benefícios são claramente adquiridos com a prática do Pilates, tais como:

  • Melhora a precisão do movimento e a estabilização do Powerhouse (conjunto de grupos musculares do tronco e quadris). Isso possibilita que o atleta realize movimentos complexos, como golpes ou dribles, com menor gasto energético e menor risco de lesão (tanto nos treinos quanto em competições).
  • Fortalece o seu corpo como um todo e de forma funcional – ou seja, promove fortalecimento muscular com movimentos similares da modalidade esportiva específica.
  • Melhora o alongamento das fibras musculares e a mobilidade (flexibilidade) das articulações. Alguns estudos mostram que um número considerável de lesões ocorrem quando o músculo encontra-se contraturado. Assim, manter o músculo bem alongado e relaxado é também de suma importância para a saúde da fibra muscular.

Quem pratica Pilates ainda se beneficia com:

  • melhora da respiração e oxigenação dos tecidos
  • melhora a postura
  • melhora da coordenação motora e propriocepção
  • aumento da resistência muscular isométrica
  • prevenção de dores de coluna
  • prevenção de lesões ostemioarticulares

Por isso o Pilates é uma ferramenta diferenciada para ser introduzida na sua rotina e potencializar seu treino.

Joseph Pilates, fundador da técnica, desenvolveu seus exercícios com fortes influencias das posturas do Yoga, movimentos do Ballet e do Boxe. Estipulou 06 princípios que devem estar sempre presentes na execução de todos os exercícios: Concentração, Controle, Precisão, Centralização, Respiração e Movimento Fluido. Os movimentos – tanto nos aparelhos específicos ou no solo – devem ser realizados de forma contínua e sempre associados à respiração, promovendo alongamento e fortalecimento.

Inicie a prática com exercícios de baixa complexidade e não se esqueça dos 06 princípios acima citados – nada de pressa. A evolução para exercícios de média complexidade e alta complexidade devem ocorrer de forma gradativa e desafiadora, mas sempre respeitando os limites do seu corpo.

Procure um profissional capacitado e habilitado para instrui-lo corretamente.
Bom treino!

Kamyla Costa
Fisioterapeuta da Clínica Move

Precisa de Ajuda?