Gota? Que doença é essa?

               A gota é uma forma de artrite.  Inicialmente ela aparece na forma de crises agudas de dor e inchaço em uma articulação. A mais frequentemente articulação acometida é a do dedão do pé (hálux).

               A gota é uma doença causada por alteração no metabolismo do ácido úrico. O ácido úrico é um produto químico produzido quando o corpo decompõe certos alimentos. O ácido úrico em excesso pode formar cristais que se depositam nas articulações e causam a crise de dor e edema na articulação (a chamada crise de gota).

               Os cristais de ácido úrico também podem se acumular nos rins, alterando a capacidade do rim de filtrar o sangue adequadamente e em grande escala, se transformando nas dolorosas “pedras nos rins”.

               As pessoas com gota sofrem crises repentinas de dor intensa em uma ou mais articulações dos braços ou pernas. Muitas vezes, a articulação também fica vermelha e incha. Os surtos de gota tendem a acontecer com mais frequência durante a noite e duram de 3 a 10 dias. Nas crises iniciais, o próprio organismo consegue desarmar a crise de gota. Se o paciente não se trata e as crises vão ficando mais frequentes, elas passam a durar mais e podem gerar artrite crônica e deformidades importantes nas articulações com depósitos de cristal. Esses depósitos são conhecidos por “tofos” e são nódulos que ficam sob a pele das articulações.

               O médico suspeita de gota quando o paciente apresenta o quadro descrito acima. A confirmação é feita se o cristal é visto ao microscópio no líquido sinovial coletado da articulação afetada. Além disso, é comum o paciente já ter um histórico de ácido úrico alto no sangue ou mesmo história de familiares com gota na família.

               A gota deve ser tratada para evitar as deformidades articulares e a perda da função renal. O tratamento consiste em controlar a inflamação da articulação nas fases agudas com anti-inflamatórios específicos e o uso de medicamentos que consigam controlar o nível de ácido úrico no organismo. O médico especializado para tratar gota é o reumatologista.

               O paciente pode ajudar no seu tratamento se mantendo dentro do peso, ingerindo uma dieta saudável que inclua frutas, legumes, grãos integrais e laticínios com pouca gordura. Também é importante beber bastante água e tentar não ficar desidratado, em especial durante a prática de esportes. É fundamental também limitar bebidas alcoólicas, pois essas podem piorar ou desencadear crises.

 

Dra. Fernanda Lima

 

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?