Broncoespasmo induzido pelo exercício. Saiba mais sobre esse limitador de perfomance.

peak flowTosse, sensação de aperto no peito , falta de ar intensa no final de uma atividade física? Esses podem ser sintomas de broncoespasmo induzido pelo exercício.

Algumas pessoas apresentam esses sintomas respiratórios apenas após realização de atividade física, o chamado broncoespasmo induzida pelo exercício. Estudos mostram que 60% dos pacientes com esse diagnóstico não tem sintomas que sugerem asma e, em repouso, a função pulmonar está dentro da normalidade.

A atividade física provoca ressecamento das vias aéreas e diminuição da umidade do ar que é inalado, causando diminuição do calibre dos brônquios (broncoespasmo) responsável pelos sintomas como a tosse e falta de ar. Esportes praticados em ambientes de baixa temperatura a incidência do broncoespasmo é ainda maior.

O diagnóstico é feito pela avaliação da função pulmonar antes e após o esforço físico. A queda de mais de 20% da função pulmonar confirma o diagnóstico de broncoespasmo induzido pelo exercício.

O tratamento é feito através de medicações inalatórias que são responsáveis pela dilatação dos brônquios, prevenindo assim o broncoespasmo e sintomas como tosse, falta de ar e chiado no peito.

Procure um pneumologista e aumente sua performance no exercício físico.

 

 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Color scheme