E aí, já sentou errado hoje?

Muitas pessoas não acreditam, mas sentar errado é a causa de muitas dores! Entre as campeãs: coluna (cervical, lombar ou torácica e até o cóccix), ombro e cefaléia tensional. Manter uma postura adequada enquanto estamos sentados é fundamental para não gerarmos sobrecarga nestas regiões e melhorar/prevenir dores.

E precisamos prestar atenção que sentar errado não necessariamente é no escritório ou no ambiente de trabalho, sentar errado pode ser enquanto dirige, enquanto almoça, enquanto assiste TV no sofá. Pequenos detalhes podem fazer muita diferença nesta nossa jornada de “sentar corretamente”. Pequenas mudanças no ambiente (cadeira, altura, distância da mesa…), mudanças na forma em que adotamos a postura (existem algumas dicas para sentarmos na posição correta sem esforço) e prestar atenção se ao longo do dia não vamos escorregando e perdendo a posição inicial adotada.
O nosso primeiro erro é achar que a postura correta é aquela em que a coluna está reta ou não, para isso muitas vezes forçamos as costas pra trás, para poder alinhar. A consequência disso será dor e incômodo na região. O grande segredo está em nossa base, no caso da postura sentada, a pelve. A posição dela é que manda, quando ela está alinhada, o resto “entra no lugar”. E detalhe, quem “nos sustenta” na postura é o abdômen!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Color scheme