Estímulo da prática de Atividade Física nas Crianças

Atualmente, a grande maioria das crianças e adolescentes não cumpre o mínimo de atividade física preconizado pelo Organização Mundial de Saúde, que são 2 horas por dia até 4 anos de idade e 1 hora por dia de 5 a 17 anos.

O aumento do risco de doenças coronarianas, hipertensão arterial, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas que acometem os adultos hoje já sabemos que se deve em grande parte ao estilo de vida sedentário.

Muitas destas doenças têm seu início na infância, e o primeiro passo para a prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas no futuro é o estimulo à atividade física (que consiste em qualquer movimento que resulte em gasto energético) e de exercícios físicos (uma sequência planejada de movimentos repetidos sistematicamente) com o objetivo de melhorar a capacidade aeróbia, a força muscular, a massa óssea, diminuir a porcentagem de gordura corporal, prevenir as doenças crônicas, alguns tipos de câncer e melhorar a capacidade de aprendizado.

  Não há dúvida que a infância e a adolescência são os períodos mais adequados para o início de atitudes e comportamentos saudáveis. Este é um período onde as crianças estão em processo de aprendizado constante, e, portanto, abertas a novos conceitos. É relevante que os pais, professores e pediatras que são as pessoas mais próximas delas tenham hábitos saudáveis de alimentação e atividade física, pois são modelos positivos e essenciais durante este processo de formação.

A prática de atividade física em família é prazerosa e um ótimo momento para estreitar os vínculos afetivos.

Dra. Ana Lucia de Sá Pinto
Pediatra e Médica do Exercício e Esporte
Clínica Move  

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Color scheme