Existe diferença entre Acupuntura e Agulhamento a Seco?

A Acupuntura é uma técnica milenar e faz parte da Medicina Tradicional Chinesa. Nas últimas décadas, com sua popularização, houve grande preocupação e curiosidade, por parte da comunidade científica, quanto à comprovação de seus benefícios.

Assim, vários estudos permitiram descobertas neurofisiológicas que permitiram algumas releituras da prática tradicional da Acupuntura, incorporando novos conceitos e confirmando ainda mais a sua eficácia.
Colocar uma agulha no ponto de dor, o Agulhamento a Seco, é algo descrito desde os primórdios da Acupuntura e da Medicina Tradicional Chinesa, mas pela popularização da chamada Síndrome Dolorosa Miofascial (dor muscular crônica), atualmente essa técnica ficou mais em evidência.

É muito comum a Síndrome Dolorosa Miofacial estar associada a dores de origem óssea, inflamatória ou neurológica.
Uma das formas mais eficazes de tratar essa condição dolorosa é com a técnica de Agulhamento a Seco. Essa técnica é feita no ponto de dor, com as mesmas agulhas utilizadas na Acupuntura, variando a técnica de introdução das agulhas e na profundidade de aplicação.

Desta forma, o Agulhamento a Seco faz parte da própria Acupuntura. O importante é unirmos práticas e conhecimentos, utilizando todos os recursos disponíveis para tratar o paciente com dor crônica

Dr. Marcelo Machado Arantes
Médico do Exercício e do Esporte da Clínica Move

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Color scheme