Brincar

As brincadeiras fazem com que as crianças potencializem o processo da imaginação e consequentemente se tornam mais criativas.

Nossas emoções primárias como a felicidade, surpresa, medo, aversão, raiva e tristeza não são ativadas frequentemente em nossa sociedade controlada. Mas quando brincamos, essas emoções aparecem naturalmente desenvolvendo as crianças.

Força Muscular

A Força Muscular das crianças vem diminuindo assustadoramente.  Segundo um estudo inglês, em 1998 uma dentre vinte crianças de 10 anos não conseguia segurar seu próprio peso quando se sustentando em uma barra, e 20 anos depois esse número cai pela metade, ou seja uma em cada  10 crianças conseguem segurar o seu próprio peso. 

Movimentos Primários e Estabilização Neuromuscular Dinâmica

Movimentos Primários visam desenvolver ou estimular habilidades motoras baseados em movimentos realizados pelos bebês durante as fases de desenvolvimentos neuromuscular.

A Estabilização Neuromuscular Dinâmica aplica os princípios da cinesiologia, que é a ciência que estuda a análise dos movimentos humanos. A técnica utiliza os movimentos desenvolvidos no primeiro ano de vida, sem a interferência externa.

O foco dos exercícios é direcionado na importância de se trabalhar a pressão intra-abdominal, diafragma, assoalho pélvico e músculos em geral melhorando assim o padrão funcional do movimento em uma base subcortical.

movimento_4

Treinamento Muscular dos Pés

Treinar descalço é importante para estimular os músculos dos pés, ativar a conexão com os quadris,  aprender a absorver o impacto e criar mais propriocepção. Esse tipo de treinamento está associado a menor risco de lesões.

Os pés das crianças estão cheios de sensores, para a percepção de quente, frio, áspero, liso, etc. Portanto, trabalhar com a criança descalça otimiza os estímulos sensoriais e o cérebro.

De acordo com Dr. Michael Merzenich (University of California, San Francisco) andar descalço melhora as nossas funções motoras e o equilíbrio. Isso é importante não somente  para crianças, mas também, para os adultos.

Quando as crianças ficam mais tempo descalças ocorre um aumento no estímulo sensorial, e consequentemente uma melhora na sensação de ‘Base’, tornando qualquer movimento mais completo.

Ma. Ana de Paula

Trabalha na indústria da saúde e do fitness desde 1999.  Após a graduação em Educação Física em 2002, ela trabalhou em vários lugares como Academia Neofitness (Catanduva/Brasil) e Citrovita (Catanduva/Matão/São Paulo/Brasil) quando se mudou para a Rússia. Assim, começou sua experiência internacional trabalhando na Rússia por quase 3 anos como Personal Trainer.

Em 2011, mudou-se para um país do sudeste asiático (Brunei Darussalam) e por 4 anos trabalhou como Personal Trainer e instrutora de Pilates. Logo depois, uma mudança para a Inglaterra proporcionou um grande conhecimento na área do movimento, por meio de diversos cursos e o mestrado em Biomecânica pela Universidade de Roehampton em Londres.

Ainda na Inglaterra, trabalhou como voluntária na Escola Internacional ACS Cobham,  o que fez a paixão por movimento e crianças se unissem.

Em 2018 Ana de Paula regressa ao Brasil e começa uma nova jornada juntamente com a Clínica Move em São Paulo.

imagem-doutora-v2
Style switcher RESET
Color scheme