Avaliação do desempenho aeróbio aplicado ao ciclismo e corrida

Avaliações Físicasequipe Médica especializada.

A avaliação do desempenho aeróbio é realizada por meio do teste cardiopulmonar em bicicleta, onde são obtidos dados importantes para o desempenho no ciclismo como o consumo máximo de oxigênio (VO2 máx.), os limiares metabólicos (limiar aeróbio e anaeróbio e a cadência correspondentes . Estes parâmetros ajudam a otimizar a rotina de treinamentos, uma vez que definem com precisão a zona-alvo para a obtenção de melhores resultados.
O VO2 máximo é um parâmetro de como está a aptidão cardiorrespiratória do atleta. Trata-se do volume máximo de oxigênio que o corpo consome durante a realização do exercício físico. Quanto maior é o VO2 máximo, mais condicionado é o atleta.
Os limiares ventilatórios permitem avaliar a relação entre o metabolismo aeróbio e anaeróbio no fornecimento de energia durante o exercício físico. Em termos práticos, este parâmetro avalia a intensidade do exercício no qual o fornecimento de energia através do metabolismo anaeróbio se intensifica de modo importante
A cadência de pedalada é uma variável do gesto motor no ciclismo. A cadência influencia a performance e diversas respostas fisiológicas ao esforço para uma dada potência gerada. Saber a cadência ideal permite melhorar a eficiência (custo energético para uma determinada potência submáxima) energética.

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?