O que é a Sindrome da banda iliotibial?

A banda iliotibial é uma faixa espessa de fáscia que atravessa a articulação do quadril e se estende distalmente para se inserir no tendão da patela, tíbia e bíceps femoral. Ela é formada pela junção das fibras musculares do tensor da fáscia lata, glúteo médio e glúteo máximo ao nível do trocanter maior do fêmur (face lateral da coxa).

A Síndrome da Banda Iliotibial é uma lesão comum no joelho, principalmente em corredores e ciclistas. Seu sintoma mais comum é a dor lateral no joelho, mas o paciente também pode ter dor na região do quadril. Ela acomete tanto os atletas recreativos como os competitivos.

Quando o indivíduo realiza repetidas vezes a flexo-extensão do joelho entre 20 a 30 graus, ocorre um atrito entre a banda e o côndilo lateral do fêmur, ou entre a banda e a porção distal do joelho. Esse atrito leva a inflamação e consequentemente dor no local. A dor pode ser tão intensa, que muitas vezes o paciente não consegue manter as atividades físicas ou esportivas, e é preciso suspende-las.

Durante a reabilitação é importante a participação ativa do paciente na modificação de suas atividades e treinamento durante o período agudo da lesão.

A maioria dos pacientes respondem bem ao tratamento conservador. A fisioterapia é direcionada para:

  • reeducação do gesto esportivo
  • redução da inflamação (gelo e aparelhos de fisioterapia)
  • melhora da flexibilidade do músculos do quadril e coxa
  • liberação miofascial da banda ilitibial e glúteo médio
  • fortalecimento dos estabilizadores do quadril
  • modificações no treinamento

Se você está com a Síndrome da Banda Iliotibial procure um fisioterapeuta para orientar a sua reabilitação, e fazer com que você volte aos treinamentos esportivos o mais rápido possível.

 

Paulo Marques

Fisioterapeuta da Clínica Move

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Color scheme