As órteses são dispositivos que exercem forças externas no aparelho locomotor com objetivo de interferir na mobilidade articular. Elas são uma ferramenta importante porque abreviam o tempo de tratamento, reduzem o estresse causado aos tecidos, e restauram e/ou aumentam a função do membro acometido.

Elas são desenvolvidas e elaboradas para desempenhar diversas funções primárias como imobilizar, mobilizar ou restringir a mobilidade de um determinado seguimento corporal com o intuito de resolver contraturas articulares, equilibrar as forças musculares, estabilizar articulações e aumentar o arco de amplitude de movimento. De acordo com a sua função podem ser utilizadas para estabilizar ou mobilizar, e são  e dividas em  estáticas, dinâmicas ou articuladas.

Elas são feitas sobre medida para cada paciente e para isto,  utilizamos um material chamado termoplástico. Este material é um polipropileno que, quando submetido a baixas temperaturas (cerca de 80ºC), apresenta-se “amolecido” e possibilita a modelagem. Dessa maneira, cada órtese é única e atende as necessidades exclusivas de cada paciente.

heloisa.jpg
Heloisa Almada
Terapeuta Ocupacional
Style switcher RESET
Color scheme