Quanto mais cor, mais sabor e mais nutrientes!

Quando pensamos em uma alimentação saudável e equilibrada, lembramos de um prato colorido e atrativo, composto por alimentos dos diferentes grupos alimentares. Quanto mais colorido um prato, maior a quantidade de nutrientes e menor a monotonia alimentar, favorecendo a manutenção da saúde e prevenindo doenças.

E quando falamos da alimentação das crianças, principalmente as que estão na fase da introdução alimentar, experimentando diversos alimentos, o prato se torna mais atrativo, despertando a curiosidade e facilitando também a aceitação!

  • Nos alimentos de cor Branca encontramos as vitaminas do complexo B e os flavonoides, que atuam na proteção das células. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação.
  • Nos alimentos de cor Laranja, assim como os vermelhos, são fontes de carotenoides. Ricos também em vitamina C, que é um antioxidante fundamental para a proteção das células. Ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico.
  • Os alimentos de cor Roxa contêm niacina, potássio e também Vitamina C. Mantêm a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento. Grande parte dos alimentos deste grupo possuem ainda um poderoso antioxidante, a antocianina, que previne doenças cardíacas.
  • Os alimentos de cor Verde são ricos em cálcio, fósforo e ferro. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer ossos e dentes.
  • Os alimentos de cor Vermelha são fontes de carotenoides, que são precursores da vitamina A. Bons para o coração e para a memória, previnem o câncer e fortalecem olhos e pele. O licopeno, fitoquímico encontrado em alguns alimentos deste grupo, ajuda na prevenção do câncer de próstata.

camila_nutri

Camila Saviano
Nutricionista da Clínica Move

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Color scheme