Uma técnica chinesa milenar Ela é indicada para todas as pessoas, de todas as idades
É uma especialidade médica que lida com o envelhecimento. Abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso. O processo de envelhecimento impacta no comportamento orgânico e psicológico demandando abordagens diferenciadas.
O que é Laserpuntura?a técnica mais recente na Medicina Tradicional Chinesa
Laserpuntura utiliza-se o laser e não agulhas. É a técnica mais recente na Medicina Tradicional Chinesa, e já tem evidências científicas da sua eficácia. Pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças sistêmicas, lesões e dores ostemioarticulares. Os pontos de acupuntura são estimulados pela luz Laser de forma pontual.
O procedimento é indolor, e portanto, indicado para aquelas pessoas que recusam o uso de agulhas, por medo ou dor intensa nos locais das agulhas. Pode ser usado tanto em crianças como em idosos, sendo indicado também para pacientes debilitados e regiões com lesões, além de pacientes psiquiátricos e com problemas de coagulação.
É utilizado o Laser de baixa intensidade na luz infravermelha, que atua estimulando a circulação e regeneração celular, tem ação anti-inflamatória, analgésica e promove diminuição do edema. Para sua realização são utilizados óculos de proteção tanto pelo médico quanto pelo paciente para proteger a retina do laser.
O laser também pode ser utilizado como técnica ILIB. Essa técnica foi desenvolvida na Rússia, e modificada no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FUSP. Ela consiste na aplicação contínua e direta de Laser Terapêutico Vermelho (660nm) na região da artéria radial, produzindo um efeito fotoquímico que age sistematicamente pela produção da metaloenzima SOD ZnCu, tem indicação nos processos inflamatórios agudos e crônicos e combate aos radicais livres. Com a pulseira específica, aplica-se o Laser de baixa intensidade na região do punho, uma área com meridianos energéticos que, e ao serem estimulados, otimizam as atividades do sistema cardiovascular pulmonar e libido, além do estímulo de enzimas antioxidantes.
Quais são as Indicações e Contraindicaçõestudo que você precisa saber sobre a Laserpuntura
Várias são as indicações para essa terapêutica:
- Lombalgias e cervicalgias
- Transtornos de ansiedade e depressão
- Doenças do sono
- Dores generalizadas
- Dores pélvicas
- Síndrome dolorosa miofascial e Fibromialgia
- Alodinia (dores intensas causadas por estímulos não dolorosos)
- Quadro de dor em pacientes com doenças crônicas
- Dores faciais como disfunção temporomandibular e nevralgia do trigêmeo.
As contraindicações para a Laserputura são:
- Gestantes (no abdome)
- Área da retina
- Tecidos com infecção