USG retang

É um exame de ultrassonografia direcionado para a avaliação das principais doenças reumatológicas. É uma prática comum na Europa, e mais recentemente está sendo difundida nos EUA. Indicada na avaliação de diversas condições reumatológicas como: Artrite Reumatoide, Artrite Psoriásica, outras artropatias inflamatórias, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Osteoartrite (“artrose”), Gota, reumatismo de “partes moles” (tendinites, bursites, entesites) entre outras.

Os aparelhos de Ultrassom de alta resolução amplificam estruturas com menos de 1mm, permitindo o diagnóstico de diversas condições reumatológicas em estágios precoces. Além disso, é possível discriminar alterações específicas de cada doença, facilitando o diagnóstico diferencial entre as suspeitas clínicas.

O exame ultrassonográfico nos permite avaliar a resposta ao tratamento; a atividade de doença (presença e intensidade da inflamação), e a presença de danos irreversíveis articulares, o que auxilia na determinação precisa da causa da dor e, por conseguinte, na escolha do melhor tratamento.

O Power Doppler é um recurso do aparelho que analisa a microcirculação, permitindo identificar e quantificar a inflamação ativa  em articulações, tendões, bursas e demais tecidos de interesse.

O medico capacitado para executar o exame é um Reumatologista  com treinamento específico em cursos nacionais fomentados pela Sociedade Brasileira de Reumatologia e internacionais, de acordo com as certificações exigidas pelo grupo The European League Against Rheumatism e normas do Outcome Measures in Rheumatology Ultrasound Task Force.

karina-bonfiglioli.jpg
Dra. Karina Bonfiglioli
Reumatologista
Lissiane-Guedes.jpg
Dra. Lissiane Guedes
Reumatologista
Style switcher RESET
Color scheme