Psicologia Clínica e Esportiva

Estuda o comportamento humano no contexto esportivo,
foco para crianças, adolescentes e adultos

psi-e1468620956418

A psicoterapia é um recurso que aumenta as escolhas e as possibilidades acerca de como lidar diante dos desafios diários do cotidiano. Seu objetivo é tanto auxiliar a pessoa a lidar com conflitos pessoais e situações de sua vida que geram desconforto quanto propiciar o autoconhecimento e mudanças de comportamento para produzir bem-estar e maior qualidade de vida.

A Clínica Move dispõe de uma equipe multidisciplinar que oferece abordagem abrangente no campo da Psicologia, em especial Psicologia em Saúde e Psicologia Esportiva.

A Psicologia da Saúde está relacionada à aplicação de técnicas para promover prevenção e manutenção, diagnóstico e tratamento de doenças.

Oferecemos a possibilidade de investigar como o cérebro se relaciona com o comportamento, as emoções e os pensamentos. Isso engloba a integração das capacidades de percepção, de ação, de linguagem, de memória e pensamento.

Na Clínica Move criamos um espaço de escuta terapêutica, é então organizado com o objetivo de lidar com contextos de sofrimento, reorganização da rotina, auto-conhecimento, desejo de mudanças.

ACOMPANHAMENTO DE COTIDIANO E REORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA ESPORTIVA

Diante dos desafios de manter um conjunto de práticas específicas e benéficas, a psicologia voltada ao esporte visa não somente facilitar a organização do cotidiano, ao traçar objetivos e acompanhar a realização de uma prática personalizada a qual gera resultados mensuráveis, como também, retomar, com qualidade, uma atividade após lesão no menor tempo possível.

INTEGRAÇÃO DA PSICOLOGIA À EQUIPE MOVE DOR

A dor é manifestada por diversos aspectos corpóreos como uma lesão ou a cronificação de um quadro de saúde. Nos seus mais diversos modos a percepção dela é pessoal e individualizada. O que leva o serviço da psicóloga compor a equipe de dor é a possibilidade de facilitar o acompanhamento global aos cuidados e a retomada de vida.

TREINAMENTO DE ALTA PERFORMANCE

O treinamento de alta performance é um programa baseado na ciência da Psicologia da Performance. O objetivo desse treinamento é desenvolver estratégias cognitivas e comportamentais do indivíduo para que ele atinja o desempenho máximo em diversas áreas de sua vida: profissional, esportiva e pessoal.

Psicoterapia

A psicoterapia é um recurso que aumenta as escolhas e as possibilidades acerca de como lidar diante dos desafios diários do cotidiano. Seu objetivo é tanto auxiliar a pessoa a lidar com conflitos pessoais e situações de sua vida que geram desconforto quanto propiciar o autoconhecimento e mudanças de comportamento para produzir bem-estar e maior qualidade de vida. Nesse caso, a psicoterapia é indicada para crianças, adultos e idosos.

Psicologia Esportiva

Na Move oferecemos também um trabalho abrangente para atletas em qualquer faixa etária, sejam aqueles em recuperação de lesões ou em busca de conhecimento e melhora do desempenho esportivo.

No primeiro caso, atletas lesionados em reabilitação lidam também com o estresse, a ansiedade e a depressão em um período prolongado de incertezas. A recuperação física não pode ser dissociada da recuperação mental.

No segundo caso, é importante o atleta entender quais informações do ambiente ele deve extrair para poder antecipar situações e tomar as melhores decisões. Para isso é importante o treinamento da cognição, repertório motor e exercícios de visualização.

Preparação Mental

Preparação Mental destinada tanto à atletas de alto rendimento quanto recreativos. O objetivo principal é desenvolver e potencializar habilidades psicológicas relacionadas ao rendimento esportivo e ao bem estar emocional, através de intervenções como:

  • Avaliação psicológica
  • Preparação mental de atletas recreativos e competitivos
  • Consultoria para equipes esportivas
  • Orientação na transição e término de carreira
  • Acompanhamento psicológico de atletas em reabilitação
  • Orientação e acompanhamento de pacientes que querem ingressar em um programa de atividade física
  • Orientação e acompanhamento de pacientes em programas de emagrecimento e qualidade de vida

Performance Cognitiva

É a capacidade de perceber, se ater, memorizar, pensar, raciocinar, classificar, associar, abstrair, criar. Ela nos ajuda a ter habilidades, processar estímulos e tomar decisões. Como aprendemos, lembramos, resolvemos problemas e tomamos decisões? Como o cérebro executa as habilidades, desde as tarefas mais simples até as mais complexas?

É com a performance cognitiva que desenvolvemos habilidades utilizadas no dia a dia.

Quais são as principais habilidades cognitivas?

  • Atenção;
  • Tomada de decisão;
  • Qualidade de reação;
  • Controle da impulsividade;
  • Visão periférica.

Nem sempre é possível atingir o máximo potencial cognitivo, por diversos fatores, como, por exemplo, a tendência natural de economia de recursos cerebrais. Quando uma habilidade cognitiva não é utilizada, nos tornamos menos eficientes e, por consequência, nosso desempenho diário fica prejudicado.

A importância dos treinamentos cognitivos está aí.

Na Clínica Move, nossa equipe multidisciplinar oferece um programa de avaliação da Performance Cognitiva para pessoas que precisam melhorar o desempenho no trabalho, estudos e esportes, utilizando técnicas desenvolvidas por neurocientistas.

A partir dos resultados dessa avaliação, identificamos quais habilidades devem ser trabalhadas por meio de treinamentos.

Essas são algumas das ações promovidas pela Clínica Move dentro do campo da Psicologia da Saúde, com o objetivo de integrar conhecimentos clínico, educacional e social com outras ciências da saúde para melhorar sua relação com o mundo e consigo mesmo.

Entre em contato conosco para saber mais!

WhatsApp Image 2021-02-05 at 13.57.13

Marina Cecchini

PSICOLOGIA
samia

Dra. Sâmia Hallage

Psicologia
Abrir Chat
Precisa de Ajuda?