Ultrassonografia reumatológica foi fundamental para o diagnóstico correto de Kim Kardashian

A mídia noticiou amplamente sobre o (possível) diagnóstico de Lupus e Artrite reumatoide recebido por Kim Kardashian, com base em exames laboratoriais. No meio reumatológico, esses diagnósticos foram questionados. Com base nas informações divulgadas, apenas os auto-anticorpos eram positivos, mas sabemos que esse achado não é suficiente para um diagnóstico definitivo dessas duas doenças.

Outro fator de confusão foi o histórico de psoríase que Kardashian havia divulgado previamente. A psoríase, doença autoimune inflamatória da pele, é um forte fator predisponente para a artrite psoriásica (outra condição reumatológica que pode cursar com dor e inchaço das articulações).

Felizmente, a reumatologia vem se apropriando de métodos diagnósticos cada vez mais precisos para diferenciar doenças autoimunes semelhantes. Entre esses métodos está a ultrassonografia. Particularmente quando operado por reumatologista treinado, esse exame consegue identificar elementos específicos de cada doença, facilitando um diagnóstico preciso. Desta forma, o tratamento correto pode ser instituído prontamente, prevenindo lesões irreversíveis.

No caso de Kim Kardashian o exame foi realizado pelo Dr Ben Artzi, reumatologista americano que utiliza a ultrassonografia em sua prática clínica. Dr Artzi acalmou a paciente, demonstrando não haver evidências de Artrite reumatoide ou Lupus. Reforçou que provavelmente o quadro está mais relacionado a uma possível artrite psoriásica.

A literatura científica vem apresentando um crescimento exponencial de estudos conduzidos por reumatologistas especializados, demonstrando a aplicabilidade clínica dessa ferramenta em diversas condições reumatológicas. A alta sensibilidade da ultrassografia para detectar alterações articulares contribui para um diagnóstico precoce de todas as artropatias autoimunes (entre elas artrite reumatoide, artrite psoriasica, lupus, espondilite) e também de outras etiologias (como gota e “artrose”).

Fontes:
https://www.eonline.com/br/news/1073458/kim-kardashian-descobre-se-tem-lupus#photo-1007746

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/09/10/kim-kardashian-tem-exame-positivo-pra-anticorpo-da-lupus-ela-tem-a-doenca.htm

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?