O que é o ligamento cruzado anterior?

O Ligamento Cruzado Anterior – LCA

Um dos quatro principais ligamentos do joelho que conecta a tíbia ( um dos ossos da perna) com o fêmur ( osso da coxa). Sua posição tem orientação diagonal na região interna da articulação e tem como principal função manter a estabilidade (firmeza) do joelho. Ele não permite que a tíbia venha para frente em relação ao fêmur e também evita que o joelho tenha movimentos estacionais evitando os entorses de joelho, e potenciais lesões. Dentro desse mesmo compartimento temos ainda estruturas importantes como os meniscos e a cartilagem articular que também tem como papel estabilizar o joelho. Portanto, quanto menos lesões associadas com o LCA melhor a função geral da articulação e prognóstico.

As lesões do LCA são comuns em esportes com mudança de direção como futebol, basquete, handebol e Rugby. Nem sempre as lesões são com contato ( quando um atleta sofre um empurrão ou é deslocado), pelo contrario na maioria das vezes o atleta ou esportista está sozinho em movimento de mudança de direção, saltando ou aterrissando. O prognóstico de lesões parciais é favorável, apesar de alguns casos o sujeito poder sentir sintomas durante o esporte ou até mesmo no dia a dia. Já as lesões totais não tem um prognóstico muito favorável, apesar de termos registros e novos estudos onde alguns atletas não são tão dependentes desse ligamento.

Em resumo esse tipo de lesão varia muito de caso a caso precisando ser avaliado por profissionais capacitados e ou melhor, por uma equipe que possa discutir cada detalhe no sentido de devolver as capacidades e funções para o bom desempenho das atividades esportivas. Deve-se ter por objetivo minimizar os riscos e aumentar os benefícios para a saúde geral do paciente. Devemos levar em consideração questões como o grau de solicitação dos esportes praticados e o nível que se quer atingir – nível competitivo desejado.

Felipe Hardt
Medico do Esporte da Clínica Move

Precisa de Ajuda?