Dra. Fernanda Lopes

drafernanda-lops

Médica Reumatologista

Realizei Residência em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Residência em Reumatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Possuo Fellowship em Pesquisa Clínica pela Universidade de Harvard.

Atualmente atuo como médica preceptora do Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e professora de Clínica Médica de cursos preparatórios para concursos na área médica.

Me dedico ao cuidado de diversas enfermidades reumatológicas, tais como artrose, osteoporose, gota, doenças auto-imunes (como Lúpus, Artrite Reumatoide, Artrite Psoriásica, Esclerose Sistêmica, Doença de Sjögren, Vasculites, Miopatias Autoimunes Sistêmicas).

Realizo também tratamento de causas de dor crônica, como fibromialgia, bursites, tendinites e
síndrome miofascial.

Na clínica, realizo procedimentos como:
● Agulhamento de pontos miofasciais
● Infiltrações articulares e periarticulares
● Ultrassonografia reumatológica (diagnóstica e para infiltrações)

Acredito que ser Reumatologista vai além do conhecimento técnico. É também acolher, amparar e oferecer conforto. Meu propósito é estar ao lado do paciente durante toda sua jornada, desde o diagnóstico até o tratamento e remissão.

Fora do consultório, tenho interesse em fotografia e esportes – pratico musculação, luta (boxe) e vôlei.

Dra Letícia de Figueiredo

CRM: 212 538

Médica Reumatologista

Sou médica Reumatologista, tendo realizado Residência de Reumatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), de Clínica Médica pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (SUS / SP) e graduação em medicina pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Além do atendimento em consultório, sou Preceptora da Residência de Reumatologia no Hospital das Clínicas da FMUSP.

A diversidade de maneiras que as condições reumatológicas podem manifestar, de que cada paciente pode sentir e lidar com elas, e das opções que podemos cuidar e tratar, construíram o meu gosto pela Reumatologia.

Áreas de Atuação:
– Me dedico ao atendimento de condições reumatológicas autoimunes (incluindo Lúpus Eritematoso Sistêmico, Artrite Reumatoide, Espondiloartrites, Artrite Psoriásica, Miopatias Autoimune Sistêmicas e Esclerose Sistêmica), Osteoartrite e Fibromialgia. Assim como de lesões de partes moles como tendinopatias, lombalgia, síndromes miofasciais, entre outras.
– Tenho um forte interesse em Ultrassom Reumatológico, que desempenha um papel crucial no diagnóstico preciso.

Além do Consultório: Além do meu trabalho clínico, sou apaixonada por exercício físico, atualmente especialmente corrida de rua.

Dr. Joaquim Vasques

CRM: 211368

Médico Reumatologista

Após concluir a faculdade de Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), vim para a Universidade de São Paulo (USP), onde fiz minhas residências em Clínica Médica e em Reumatologia.

Atualmente, sou preceptor da Disciplina de Reumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Me dedico ao atendimento das diversas doenças reumatológicas autoimunes, como Artrite Reumatoide, Artrite Psoriásica, Espondilite, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Esclerose Sistêmica, Doença de Sjögren, Miopatias Autoimunes Sistêmicas, Vasculites Sistêmicas, Sarcoidose, entre outras.

Atuo também no tramento da dor causada pelas diversas doenças reumatológicas degenerativas e reumatismos de partes moles, como Osteoartrite, Fibromialgia, Bursites, Tendinites e Síndrome Miofascial.

Realizo infiltração intraarticular e periarticular, além de agulhamentos de pontos miofasciais.

Fora da reumatologia, procuro praticar musculação e corrida.

Renata Capeli Silva

renata-capeli

CRP: 06/74243

Psicologa com ênfase em saúde mental e bem-estar no contexto familiar e infantil.

Clí nica e atuará na Move nos atendimentos das demandas a saude mental e orientação a familiares. É professora da graduação e pós graduação. Renata possui mestrado e doutorado no campo da Psicologia da Educação. Tem experiência na atuação com crianças, adolescentes e suas famílias.

Desenvolve e supervisiona atendimentos psicologicos individuais e grupais a partir da arte (Oficinas de Criatividade) e em contextos de crise (Plantão Psicológico). Desenvolve articulação da rede de atenção psicossocial (saúde – educação- assistência social) e orienta equipesmultiprofissionais para esse trabalho.

Esta no campo da formação profissional como docente na graduação e pós-graduação em Psicologia.

Compreende que o cuidado em Saúde mental se relaciona com o cuidado integral da saúde e que isso tem a ver com o sono, a alimentação, exercícios físicos e meditação entre outros temas. Tendo isso em vista se mantém interessada pelo corpo, movimento e autopercepção que o esporte tanto pode contribuir. Prática assiduamente ciclismo e remo indoor, práticas de orientais de meditação ativa para seu autocuidado.

Alice Vasconcelos

CRP: 06/140521

Psicóloga com ênfase em saúde mental e bem-estar na população +60 e orientação à familiares.

Clínica que atuará na Clínica Move no atendimento às demandas relacionadas à melhor idade. E, também, as demandas a atendimento e orientação à famílias. É professora da graduação e pós-graduação. Alice possui uma sólida formação, incluindo a pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares, especialização em Somatização.

Especialista em Consultas Terapêuticas e Psicoterapia Breve e Especialista em Somatização pela USP Instituto de Psicologia, Especialista em Prática Psicológica Oficina de Criatividade. Atua como supervisora das equipes técnicas de saúde mental.

Atendimento da população 60+, seja em grupo e/ou individualmente, nas práticas psicológicas plantão psicológico, oficina de criatividade e psicoterapia.

Ministra com frequência palestras para profissionais sobre os temas: Prevenção ao suicídio e qualidade vida; Cuidado integral em saúde; O que isso tem a ver com a saúde mental: sono, alimentação, exercícios e meditação entre outros temas.

Mantem-se interessa pelo esporte, onde dedicou-se ao vôlei participando de competições regionais e estaduais, mas sem perder de vista o mundo do esporte. Prática assiduamente ciclismo, remo e natação, além de Yoga e Qi Gong, práticas de orientais de meditação ativa, que unificam corpo e mente.

 

Valentina Santillan

valentina-santillan

CRP: 06/148525

Psicóloga

Graduada em Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo). Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar pelo programa de aprimoramento profissional com bolsa do InCor – HC FMUSP. Mestre em Neuropsicologia Clínica com foco em reabilitação cognitiva de pacientes com dano cerebral adquirido pela Universidad Complutense de Madrid e com aprimoramento no Programa de Estimulação Temprana pela Universidad Anáhuac do México.

Trabalhar com pacientes hospitalizados me ensinou a valorizar pequenos eventos do dia a dia e principalmente sobre a responsabilidade que temos em escolher como queremos viver. É difícil viver lucidamente e de forma presente em um contexto de alta demanda, de estresse, e de exigências de performance inalcançáveis. Nos desdobramos diariamente para alcançá-las sem levar em conta os custos que isto tem a longo curto, médio e longo prazo e o impacto na nossa qualidade de vida.

Com estes conhecimentos trabalho em pró da qualidade de vida, saúde e bem-estar cognitivo de adultos e idosos, a favor de um envelhecimento saudável do paciente, a partir de atividades cognitivas e físicas. Intervém nas alterações cognitivas decorrentes de doenças neurodegenerativas ou dos transtornos do desenvolvimento.

Realiza avaliações neuropsicológicas para adultos e crianças com foco no planejamento de planos terapêuticos personalizados de estimulação e reabilitação cognitiva, a fim de auxiliar e diminuir os impactos das alterações cognitivas no desempenho diário do paciente.

Atua no serviço de Neuropsicologia do Esporte, auxiliando no desempenho esportivo de atletas adultos e crianças, a partir dos conhecimentos acerca das relações entre estrutura e funções cerebrais na relação com o desempenho dos atletas.

Áreas de atuação:

  • Neuropsicologia do Esporte
  • Avaliação, estimulação e reabilitação de pacientes idosos com doenças neurodegenerativas
  • Reabilitação cognitiva de paciente com dano cerebral adquirido (avc, tce, câncer…)
  • Avaliação neuropsicológica infantil

 

 

Viktor Alves

viktor-alves

CREFITO: 376011

Fisioterapeuta

Formado em fisioterapia pela faculdades metropolitanas unidas (FMU) em 2022. Em fevereiro de 2024 finalizou a especialização em fisioterapia musculo-esquelética no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC FMUSP).

Atualmente é trainee do ambulatório de esporte e reumatologia do HCFMUSP.

Experiência com atendimento esportivo em Esportes Individuais: atletismo e mountain bike

Atua na prevenção e reabilitação de desordens musculoesqueléticas com foco na ciência do movimento humano, tem experiência na reabilitação de pacientes com disfunções musculoesqueléticas, reumatologia, gerontologia e atletas.

Dr. Diogo Figueiredo

Move - foto perfil - Diogo Figueiredo

CRM: 219796

Médica do Exercício e do Esporte

O Dr. Diogo Figueiredo fez Residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas pela Universidade Federal de Pernambuco e a Residência de Medicina do Exercício e do Esporte no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Tem o compromisso em ajudar você a alcançar seus objetivos de saúde e desempenho, independentemente de ser um atleta profissional ou alguém que deseja melhorar sua qualidade de vida por meio do exercício físico.

Atualmente é preceptor da Residência de Medicina do Exercício e do Esporte da USP.

No esporte de alto rendimento, trabalha atualmente no Palmeiras, no futebol de base (Centro de Formação de Atletas da Sociedade Esportiva Palmeiras), trabalhou no Referência Futebol Clube como médico coordenador do núcleo de saúde e performance, já atuou como médico de campo em clubes de futebol na cidade de São Paulo, da Seleção Brasileira Feminina e Masculina de futebol, participação como médico pelo Clube Pinheiros nos campeonatos brasileiros de Natação e Atletismo e junto à Confederação Brasileira de Judô como coordenador médico do campeonato brasileiro sub-13 e sub-15 além do treinamento de campo da seleção Sub-18 e Sub-21.

Já foi atleta de basquete na infância e adolescência e é um fã da musculação, que pratica desde os 21 anos. É um apaixonado por música, tendo realizado cursos de bateria e tem prática com violão.

Dra. Mariana Camargo de Souza

CRM: 199608

Médica do Exercício e do Esporte

Formada pela Faculdade de Medicina de Taubaté.

Fez Residência médica em Clínica Médica no Hospital Universitário de Taubaté, onde permanece como parte do corpo clínico.

Atualmente cursando o último semestre da residência de Medicina do Exercício e do Esporte no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Tem como foco centralizar o cuidado clínico de seus pacientes, acompanhando-os de forma longitudinal e utilizando o exercício físico como ferramenta para prevenção e tratamento de doenças.

No esporte de alto rendimento, acompanha atletas de diversas modalidades. Já participou de eventos com a seleção brasileira de judô e do Campeonato Sulamericano Juvenil de Desportes Aquáticos com a seleção brasileira de natação.

Sempre foi fã da musculação e pratica desde os 16 anos. Na faculdade era do time de atletismo e competia a prova de 1500 metros, migrando para corrida de rua depois de formada, atividade que mantém até os dias de hoje.

Débora Moura

CREFITO: 3/72341 F

Fisioterapeuta

Fisioterapeuta especialista em Reeducação Postural Global pelo Instituto Philippe Souchard, Pós Graduada em Fisioterapia Manipulativa ( 2005).
Pós Graduada em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa ( 2023).
Atua na área de prevenção e reabilitação dos distúrbios musculoesqueléticos e neurológicos, restaurando, desenvolvendo e conservando a capacidade física do paciente.
Promove a reeducação da postura, corrigindo desequilíbrios posturais, melhorando a mobilidade, dor e qualidade de vida dos pacientes.
Ensina técnicas de autonomia e independência em atividades de vida diária (AVD), estimula a adesão e importância da continuidade do tratamento aos pacientes.

Precisa de Ajuda?